O uso excessivo de telas na infância, como manter um equilíbrio sem abrir mão dos avanços tecnológicos?

Por Alessandra Medeiros CRP 17/2187

Na atualidade passamos a usar o celular quase como algo quase que inseparável, e as crianças acabam aprendendo e adotando essa maneira de se conectar com esses recursos de maneira muito mais ativa.

Mas quais são os efeitos disso no desenvolvimento do meu filho?

Quase todo mundo já ouviu falar um pouco sobre os prejuízos do uso excessivo de telas como televisores, tablets e celulares na vida. Normalmente os prejuízos que prestamos mais atenção estão relacionados a má postura ou dificuldade na visão. ⁣Atualmente existem diversos estudos que afirmam que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode atrasar o desenvolvimento de habilidades de linguagem e sociabilidade das crianças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), crianças menores de 1 ano de idade não devem ser expostas a nenhuma tela como recreação.

Quando expomos telas para que a criança use de maneira recreativa tiramos a oportunidade de praticar outras habilidades. Para os bebês é fundamental os vínculos afetivos e os estímulos gerados pelo contato com pessoas.👶📵⁣

As crianças que têm entre 2 e 5 anos podem usar telas por no máximo 1 hora por dia. Os maiores de 5 anos, no máximo 2 horas por dia. Importante lembrar ainda que esse período deve ser fracionado, ou seja, o uso das telas não pode ultrapassar 30 min, deve existir uma pausa para descanso dos olhos e exercitar o corpo.⏳⁣ O ideal é tentar limitar o tempo de uso de telas das crianças para que essa atividade não interfira na qualidade de vida e da relação familiar.👨‍👩‍👧‍👦⁣

Para crianças pequenas o contato com seus cuidadores é essencial. Sendo assim, eles precisam de interações de qualidade para desenvolverem habilidades sociais. Existe ainda a questão emocional, uma vez que a criança acaba percebendo que precisa competir com o aparelho celular pela atenção dos pais. Podemos ver com frequência situações como gritar, chorar no momento que os pais estão no celular.

O ideal é que os momentos com as crianças sejam aproveitados de maneira integral e que não ocorram quebras nas interações familiares. Parece simples, mas às vezes precisamos aproveitar o momento presente sem a interferência das telas.

Às vezes achamos que precisamos registrar aquele momento divertido em família, mas acabamos perdendo o momento do contato, conversas ou brincadeiras.

Uma dica é tentar deixar os eletrônicos em um local longe da mesa durante as refeições, ou do tempo de contação de histórias antes de dormir, pode parecer coisa pequena. O efeito cumulativo dessas atitudes cotidianas, entretanto, é duradouro.

Encontrar o equilíbrio, pode parecer desafiador, mas é nesse desafio que vamos aos poucos  fazendo um uso saudável das telas, afinal não há como pensar em retirar isso da nossa vida, pois é essa tecnologia também que é capaz de nos ajudar e facilitar nossa vida em muitos aspectos.

Nós adultos também precisamos observar o uso e regular o uso, pois as crianças aprendem com seus modelos, demonstrar a criança que fazer atividades offline é interessante também para os pais, pode ter um impacto muito positivo  além de ajudar os pais a regular os níveis de estresse. Uma vez que o uso excessivo de telas está relacionado a problemas de insônia e outros problemas relacionados ao estresse.

Lembre-se a ideia não é banir as telas e os avanços da tecnologia, afinal esses elementos são fundamentais na vida contemporânea. Veja como você pode encontrar uma forma que funcione para sua família, leve em consideração:

  1. Limitar o tempo de uso
  2. Fracionar o período de uso ao longo do dia
  3. Utilizar jogos de tabuleiro e outras brincadeiras que não inclua tela
  4. Investir numa boa contação de história
  5. Os pais devem observar e regular o uso das telas também

Compartilhe Esse Post:

Posts recentes

Categorias

Quer ficar por dentro do que acontece no Camboim Terapias Cognitivas?

Para receber as novidades sobre a TCC e  nossos cursos, workshops e eventos, é só preencher seus dados abaixo.