Você tem dificuldades de executar tarefas quando está sem vontade? Confira algumas dicas , sobre o que fazer

Por Juliana Almeida – Psicóloga CRP 17/2863

🤷‍♀️Esperar a coragem chegar ou seguir sem ela mesmo? Em alguns momentos da vida, criar coragem” é o que esperamos eternamente para começar a fazer algo. E enquanto essa coragem não vem, nos isolamos cada vez mais e nos engajamos cada vez menos em atividades.

Considerando que nossos comportamentos são reforçados e mantidos pelas consequências deles, e que todos eles têm uma função, podemos analisar para que serve nosso comportamento nesse caso.

Cada vez que espero a coragem chegar eu evito a situação difícil e o desconforto em decorrência dele. Na verdade é bem provável que eu não faça aquela atividade por pensar que eu não sou capaz de fazê-la. Assim, quando espero a “coragem chegar” não me deparo com o fracasso que eu imagino que já vai ser certo. Como isso me traz alívio imediato, continuo repetindo esse padrão.

Por outro lado, quando me engajo em atividades que me trazem a sensação de domínio (ou seja, de que tenho habilidade para fazer aquilo) e prazer, me sinto mais útil, mais alegre, mais motivado e como resultado fico mais ativo e menos deprimido.

Fazer isso pode não ser tão simples assim e pode exigir um “empurrãozinho” maior da sua parte no começo.

Portanto:

1. Comece fazendo poucas atividades por dia, daquelas que te dão prazer ou trazem o senso de ser útil. Avalie então como isso impacta no seu humor;
2. Não aceite a ideia de não executar, quando os pensamentos de dúvida se você vai dar conta ou de que você deveria deixar para depois surgirem, pensa consigo mesmo “só vai”, conta até 3 e começa a atividade mesmo que você não esteja com vontade ou 100% certo do seu desempenho;
3. Foco na tarefa, somente. Não dê espaço para os pensamentos que te fazem duvidar das suas capacidades ou de que a tarefa não vai sair perfeita. Afinal quem consegue ser perfeito?
4. Por fim, reconheça as suas conquistas

📍Mas lembre-se de que isso é um processo e não vai ser no primeiro dia que você já vai estar totalmente ativo e motivado, portanto, continue seguindo os passos todos os dias. Se precisar de ajuda, conte conosco.

‍📲Achou que esse conteúdo foi útil? compartilha com alguém que precise.

Compartilhe Esse Post:

Posts recentes

Categorias

Quer ficar por dentro do que acontece no Camboim Terapias Cognitivas?

Para receber as novidades sobre a TCC e  nossos cursos, workshops e eventos, é só preencher seus dados abaixo.